sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Sutra de Lótus

O Sutra de Lótus é com certeza um dos mais importantes dentre todos os Sutras. Ou até mesmo, o mais importante, e essa afirmação toma sustentação nas próprias palavras do Buda, que falou: “Dentre os sutras, Este é o Rei soberano”.
Mas o que é um Sutra?

No budismo, Sutra, que em sânscrito significa discussão, não considerando o aspecto negativo da palavra, foi o nome dado originalmente apenas para os sermões do Buda histórico. Esses sutras foram recitados da memória de Ananda, discípulo do Buda no Primeiro Concílio Budista. Alguns outros Sutras foram escritos alguns séculos após a morte do Buda.

O Sutra de Lótus se apresenta como um discurso proferido pelo Buda a respeito do fim de sua vida. Ele é dividido em 28 capítulos, dos quais o Capítulo 16 é especialmente importante por trazer Sakyamuni como a personificação da vida eterna, e como tendo atingido a iluminação em um passado inconcebivelmente remoto.

Existem basicamente sete parábolas no Sutra, como: os três carros e a casa em chamas, o homem rico e seu filho pobre, os três tipos de ervas medicinais e os dois tipos de árvores, a cidade fantasma e a terra do tesouro, etc. Muitas vezes encontramos referências ao sétimo paramita ou a perfeição de um Bodhisattva.

Este Sutra, conhecido por sua extensa instrução sobre o conceito e o uso dos meios hábeis - (em sânscrito: upaya e em japonês: Hoben), introduz a ideia de que o Buda é uma entidade eterna, que atingiu o nirvana eras atrás, mas voluntariamente optou por permanecer no ciclo de nascimentos e mortes, a roda do samsara, para ajudar a ensinar aos seres o  Dharma. Ele se revela como o "pai deste mundo", de todos os seres e evidencia o carinho de um pai tão justo. Além disso, o Sutra indica que mesmo após o Parinirvana (morte física aparente) de um Buda, Ele continua a ser real e capaz de se comunicar com o mundo.

A ideia de que a morte física de um Buda é o fim deste Buda, é graficamente refutada pelo desenvolvimento e do significado da Escritura, no momento em que outro Buda, que existiu muito tempo antes, aparece e se comunica com Sakyamuni. Na visão do Sutra de Lótus, em última análise, os Budas são imortais.

O Sutra de Lótus é um trabalho de grande mérito literário, por conter essas muitas seções de versos e parábolas. Além disso, ele traz o conceito budista mais profundo do Veículo Único, ou seja, sobre a Natureza de Buda que todos nós podemos alcançar, e isso teve uma influência imensurável sobre o desenvolvimento do Budismo Mahayana. O Sutra é o texto principal da Escola Tien Tai no budismo chinês, e da Escola Nichiren no budismo japonês.

Muitas pessoas recitam esse Sutra e nem fazem ideia do que estão recitando, apesar disso não diminuir sua eficácia, porém, seria ótimo se todos conhecessem o ensino que há por trás do Sutra, não somente dos capítulos Hoben e Juryo, mas de todo o Sutra.
Por todos esses motivos, eu vou publicar aqui nesse blog todos os capítulos do Sutra de Lótus em português, traduzidos por mim, o trabalho será grande, mas gratificante.

Acompanhem aqui!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor anônimos, deixe seu nome e e-mail para contato posterior.
Obrigado